English

 Apresentação



“Um olhar sobre a essência do ser através de suas imagens. Neste ambiente, onde o elemento humano é indiretamente revelado, o perceptível se traduz naquilo que o reflete: seu meio e seu produto.
No trabalho fotográfico e textual que realizo, e que compreende a permanente busca de um inusitado olhar sobre o objeto, com suas incontáveis perspectivas e significações, manifesto minha expressão pessoal a seu respeito; que em síntese é também a projeção da minha essência: a minha imagem.
E é a partir dessa linguagem que se estabelece do coletivo para o individual, e que é restituída ao coletivo através dessas imagens, da mesma forma, procuro estimular no olhar do outro a revelação da sua própria imagem. E com isso, quem sabe, descobrir um pouco mais sobre o quanto, em essência, temos tanto em comum.”



Com estas palavras conceituo o espaço de interesse geral onde este trabalho está situado; e que tem como características básicas ser: independente e sem fins lucrativos.
Especificamente, este espaço tem como meio físico principal a terra onde nasci e tenho vivido: o Estado de Santa Catarina; e como argumentos: sua história, sua cultura e sua gente; o ontem e o hoje.
Muitas têm sido as viagens realizadas pelo Estado, e além de todas as experiências que tenho vivenciado, muitos têm sido os registros fotográficos que venho realizando. O cenário é composto pelas magníficas paisagens, fauna e flora que perfazem o meio onde tudo isto acontece. Não obstante, também são inúmeras as formas de manifestações dos habitantes que ali vivem, e isto está presente em suas: construções, gastronomia, trabalho, cultura, religiosidade, ritos, símbolos, usos e costumes.
São reflexões acerca do legado histórico ainda existente: diferenças, semelhanças e influências mútuas que tiveram quanto às formas de expressão; desses que aqui chegaram e dos que aqui já estavam. Num outro sentido, observar também a evolução deste processo ao longo do tempo.
Este site, que estará em permanente atualização, reúne todo este conteúdo e tem como objetivo organizar e compartilhar todo este material. É elaborado nos idiomas Português e Inglês, e possui a seguinte estrutura básica:
- HOMEPAGE: Contém a EXPOSIÇÃO ATUAL e a FOTO DO DIA.
- A EXPOSIÇÃO ATUAL apresenta um conjunto de imagens sobre um tema específico.
- FOTO DO DIA: Espaço onde a cada dia é apresentada uma nova imagem.
- EXPOSIÇÕES: Página onde estão reunidas as exposições atual e anteriores.
- TEMAS e LUGARES: Formam o banco de imagens onde os TEMAS referem-se a assuntos específicos que desejo explorar ou desenvolver, e os LUGARES com as cidades ou as regiões visitadas.
- ANTOLOGIA: Composta por textos sobre reflexões, impressões pessoais, fatos e outras particularidades de minhas viagens, assim como, de assuntos abordados por convidados especiais.
Para enviar seu comentário, clique em CONTATO.


Ruy Luiz Machado
 
Fotografia de Werner Thaler
 

Perfil

Ruy Luiz Machado nasceu em Florianópolis, em 5 de março de 1959. Morou e estudou em Criciúma, Estado de Santa Catarina, até 1976. Formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1981; onde também concluiu seus MSc em Eletrônica de Potência em 1983, e em Sistemas de Potência em 2004. Atualmente mora em Florianópolis e tem como hobby a Fotografia, cuja atividade teve início em 2010; após a conclusão do curso na Faculdade de Tecnologia do SENAC. Em 2014 recebeu o Prêmio "Homem Contemporâneo 2014" da Fundação Cultural de Criciúma. Em 2017 recebeu Menção Honrosa da Câmara de Vereadores de Tubarão, durante a cerimônia em homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina.



  © 2017 Copyright de Ruy Machado. Todos os direitos reservados.