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  Pontes



 Título: Detalhe da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 11/03/2012
 Título: Pequena ponte sobre o Rio Maruim
 Descrição: Região da cascata do Salto
 Local: São Pedro de Alcântara, SC
 Data do Registro: 23/10/2010
 Título: Interior da Ponte Hercílio Luz
 Descrição: A ponte liga a parte continental e com a parte insular da cidade de Florianópolis. É uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Sua construção teve início em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Atualmente encontra-se impedida à passagem de pedestres ou veículos devido a uma reforma de sua estrutura.
 Local: Florianópolis, SC
 Data do Registro: 09/12/2011
 Título: Ponte da Encruzilhada
 Descrição: Construída e inaugurada em 2012 para os festejos dos 51 anos da cidade. Faz a interligação para pedestres da Casa da Cultura ao Parque Infantil localizado ao lado da Piazza San Polo Di Piave no centro da cidade.
 Local: Arroio Trinta, SC
 Data do Registro: 29/10/2016
 Título: Ponte pênsil sobre o rio Tubarão
 Descrição: Próximo ao centro da cidade.
 Local: Pedras Grandes, SC
 Data do Registro: 26/12/2016
 Título: Ponte Dei Morosi
 Descrição: A denominação dessa passarela Ponte Dei Morosi na Língua Vêneta significa Ponte dos Namorados: uma alusão à primeira ponte de madeira coberta de zinco construída em 1936 e que permaneceu até 1955. Foi inaugurada em 23/12/2016 e está situada ao lado da ponte de concreto que atravessa o rio Mãe Luzia no centro da cidade. A cidade de Nova Veneza possuiu quatro pontes: 1ª) de 1936 a 1955, 2ª) de 1955 a 1976, 3ª) de 1972 a 1974 e a 4ª) de 1974 até os dias de hoje.
 Local: Nova Veneza, SC
 Data do Registro: 13/01/2017
 Título: Detalhe da estrutura da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, esta ponte foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 11/02/2012
 Título: Ponte Hercílio Luz
 Descrição: Vista noturna. A ponte liga a parte continental e com a parte insular da cidade de Florianópolis. É uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Sua construção teve início em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Atualmente encontra-se impedida à passagem de pedestres ou veículos devido a uma reforma de sua estrutura.
 Local: Florianópolis, SC
 Data do Registro: 31/12/2013
 Título: Ponte da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Foi construída por ingleses e também é conhecida como Ponte das Laranjeiras ou Ponte de Cabeçudas. Possui 1480 metros de extensão e dispõe de um vão móvel que permite a passagem inferior de pequenas embarcações. Em 18 de julho de 1882 foi quando o primeiro trem percorreu essa ponte, estabelecendo definitivamente uma interligação terrestre entre Imbituba e Laguna, o que trouxe um grande desenvolvimento para a região. Permitiu o transporte de carvão e de passageiros; inclusive de imigrantes que colonizaram o sul de Santa Catarina. Foi desativada em 1934 quando em 1º de setembro foi inaugurada a Ponte Henrique Lage que ainda é utilizada.
Fonte: TONETTO, E. P.; GHIZZO, I.; PIROLA, L. "Colônia Azambuja: a imigração italiana no sul de Santa Catarina". Florianópolis: EPAGRI, 2015, 211p.
Obs.: A fotografia histórica pertence ao acervo do Arquivo Público e Histórico Amadio Vettoretti de Tubarão.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 11/03/2012
 Título: Detalhes da Ponte da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Foi construída por ingleses e também é conhecida como Ponte das Laranjeiras ou Ponte de Cabeçudas. Possui 1480 metros de extensão e dispõe de um vão móvel que permite a passagem inferior de pequenas embarcações. Em 18 de julho de 1882 foi quando o primeiro trem percorreu essa ponte, estabelecendo definitivamente uma interligação terrestre entre Imbituba e Laguna, o que trouxe um grande desenvolvimento para a região. Permitiu o transporte de carvão e de passageiros; inclusive de imigrantes que colonizaram o sul de Santa Catarina. Foi desativada em 1934 quando em 1º de setembro foi inaugurada a Ponte Henrique Lage que ainda é utilizada.
Fonte: TONETTO, E. P.; GHIZZO, I.; PIROLA, L. "Colônia Azambuja: a imigração italiana no sul de Santa Catarina". Florianópolis: EPAGRI, 2015, 211p.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 15/01/2017
 Título: Ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 11/03/2012
 Título: Detalhe da estrutura da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, esta ponte foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 11/03/2012
 Título: Placa da Ponte Hercílio Luz
 Descrição: A ponte liga a parte continental e com a parte insular da cidade de Florianópolis. É uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Sua construção teve início em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Atualmente encontra-se impedida à passagem de pessoas ou veículos devido a uma reforma de sua estrutura.
 Local: Florianópolis, SC
 Data do Registro: 09/12/2011
 Título: Ponte Hercílio Luz vista a partir do Forte de Sant`Ana
 Descrição: A ponte liga a parte continental e com a parte insular da cidade de Florianópolis. É uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Sua construção teve início em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Atualmente encontra-se impedida à passagem de pedestres ou veículos devido a uma reforma de sua estrutura.
 Local: Florianópolis, SC
 Data do Registro: 10/12/2011
 Título: Ponte Hercílio Luz
 Descrição: A ponte liga a parte continental e com a parte insular da cidade de Florianópolis. É uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Sua construção teve início em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Atualmente encontra-se impedida à passagem de pedestres ou veículos devido a uma reforma de sua estrutura.
 Local: Florianópolis, SC
 Data do Registro: 10/12/2011
 Título: Ponte para pedestres
 Descrição: Com traços de arquitetura predominantemente italiana, essa ponte destinada aos pedestres, está localizada próximo ao portal da cidade sobre um dos afluentes do rio Trinta.
 Local: Arroio Trinta, SC
 Data do Registro: 29/10/2016
 Título: Detalhe do vão móvel da ponte da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Foi construída por ingleses e também é conhecida como Ponte das Laranjeiras ou Ponte de Cabeçudas. Possui 1480 metros de extensão e dispõe de um vão móvel que permite a passagem inferior de pequenas embarcações. Em 18 de julho de 1882 foi quando o primeiro trem percorreu essa ponte, estabelecendo definitivamente uma interligação terrestre entre Imbituba e Laguna, o que trouxe um grande desenvolvimento para a região. Permitiu o transporte de carvão e de passageiros; inclusive de imigrantes que colonizaram o sul de Santa Catarina. Foi desativada em 1934 quando em 1º de setembro foi inaugurada a Ponte Henrique Lage que ainda é utilizada.
Fonte: TONETTO, E. P.; GHIZZO, I.; PIROLA, L. "Colônia Azambuja: a imigração italiana no sul de Santa Catarina". Florianópolis: EPAGRI, 2015, 211p.
Obs.: A fotografia histórica pertence ao acervo do Arquivo Público e Histórico Amadio Vettoretti de Tubarão.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 15/01/2017
 Título: Esportes náuticos na Lagoa do Imaruí
 Descrição: Ao fundo a ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina e a localidade de Cabeçuda.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 11/09/2010
 Título: Ponte Anita Garibaldi
 Descrição: Erguida sobre o Canal das Laranjeiras na localidade de Cabeçuda, esta ponte com 2.817 metros de extensão, é a segunda maior em formato estaiado do Brasil; sendo a primeira ponte estaiada em curva do país.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 23/01/2015
 Título: Ponte da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Foi construída por ingleses e também é conhecida como Ponte das Laranjeiras ou Ponte de Cabeçudas. Possui 1480 metros de extensão e dispõe de um vão móvel que permite a passagem inferior de pequenas embarcações. Em 18 de julho de 1882 foi quando o primeiro trem percorreu essa ponte, estabelecendo definitivamente uma interligação terrestre entre Imbituba e Laguna, o que trouxe um grande desenvolvimento para a região. Permitiu o transporte de carvão e de passageiros; inclusive de imigrantes que colonizaram o sul de Santa Catarina. Foi desativada em 1934 quando em 1º de setembro foi inaugurada a Ponte Henrique Lage que ainda é utilizada.
Fonte: TONETTO, E. P.; GHIZZO, I.; PIROLA, L. "Colônia Azambuja: a imigração italiana no sul de Santa Catarina". Florianópolis: EPAGRI, 2015, 211p.
Obs.: A fotografia histórica pertence ao acervo do Arquivo Público e Histórico Amadio Vettoretti de Tubarão.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 15/01/2017
 Título: Pilares da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, esta ponte foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 11/03/2012
 Título: Detalhe da estrutura da Ponte Anita Garibaldi
 Descrição: Detalhe do vão central durante os trabalhos de finalização da junção que interliga as duas torres estaiadas. Erguida sobre o Canal das Laranjeiras na localidade de Cabeçuda, esta ponte com 2.817 metros de extensão, é a segunda maior em formato estaiado do Brasil; sendo a primeira ponte estaiada em curva do país.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 23/01/2015
 Título: Portal
 Descrição: O portal da cidade é uma réplica da Ponte de Rialto em Veneza, Itália.
 Local: Arroio Trinta, SC
 Data do Registro: 28/01/2017
 Título: Pequena ponte
 Descrição: Localizada na Costa da Lagoa
 Local: Florianópolis, SC
 Data do Registro: 01/10/2011
 Título: Detalhe da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 11/03/2012
 Título: Detalhe da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina
 Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte.
 Local: Laguna, SC
 Data do Registro: 11/03/2012
 


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